Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC
Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

As atividades do Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC acontecem de 13 a 22 de abril.

Promovido pelo Sesc São Paulo, a 10.ª edição do evento tem atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes.

Além do Grande ABC, o circuito passará por cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

No total, são 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações.

Todas as apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.

 

Programação Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Todo evento acontece entre 16h e 21h30 e não possui ordem ou sequência pré-definida para a realização das atividades.

 

Ribeirão Pires

13 de abril de 2018 (sexta-feira) – das 16h às 21h30

Praça Vila do Doce

 

Caramba, Carimbo!, com Editora Lote 42

O público é convidado a montar um livro manualmente.

Com o uso da criatividade o conteúdo é feito a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira.

 

Redaria

A instalação é formada por redes em macramê criadas pela artista pernambucana Ju Bernardo.

O público é convidado a brincar e interagir com a construção das redes de fios coloridos.

 

Biblioteca na Praça, com Muda Práticas Culturais e Educativas

A biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, oferece uma seleção de livros.

O público poderá fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

 

Realidade Virtual, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias.

Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

 

Festim

A Cia. Soma faz uma mistura de danças brasileiras tradicionais, como o frevo, a caboclinha e a capoeira, com referências mais contemporâneas.

O resultado é um espetáculo com coreografias bem-humoradas e festivas, baseadas na pesquisa de manifestações populares que as bailarinas Maria Eugenia e Marina Abib realizam desde 2008.

 

Uma Irremediável Escolha

Nesta comédia de rua, o grupo paulista Desembargadores do Furgão mistura elementos populares brasileiros com máscaras e a música de Bali (Indonésia) para contar a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas.

Os atores fazem um jogo com acrobacias, mágica e elementos do Topeng, uma dança balinesa que utiliza as máscaras como parte essencial do teatro.

 

O Cubo na Roda, Dupla GomesNinow

Acompanhados por seu mico-leão azulado de pelúcia, Senhorita Ninow e Mister Gomes fazem um show de equilíbrio, manipulação de formas e muita comédia.

Enquanto ele mostra sua habilidade com um cubo de alumínio, ela convida a plateia para participar ativamente do espetáculo.

 

Trio Sinhá Flor

Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fro´is e Talita del Collado marcam seu nome no universo do forró.

O Trio Sinhá Flor comemora dez anos com foco nos arranjos vocais das três integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

 

Diadema

13 de abril de 2018 (sexta-feira) – das 16h às 21h30

Praça Lauro Michels


Il Grande Circo, com Circo Puntino (Itália)

Gregório é o galã e Katyusha é a estrela neste espetáculo italiano com toques poéticos e cômicos.

Os artistas usam a roda alemã e a girafa, um tipo de monociclo, em números de dança acrobacias, malabarismo, manipulações e equilibrismo.

 

Arrastão, com Cia. Etra de Dança Contemporânea

A partir de um trabalho de pesquisa sobre o corpo, seus fluxos de movimento individuais e coletivos, o grupo paulista apresenta uma intervenção interativa.

As ações dos bailarinos ocupam todo o espaço com liberdade.

 

Six Rockstrings

Seis músicos profissionais eruditos se uniram em nome do rock’n’roll e formaram uma banda com dois violinos, duas violas e dois violoncelos.

O sexteto de cordas vem pesquisando sonoridades e desenvolve efeitos musicais como uma banda de rock de instrumentos tradicionais.

No repertório, estão músicas de Deep Purple, Led Zeppelin, Nirvana e AC/DC.

 

CinePiano

Como acontecia no início do século XX, o compositor e pianista Tony Berchmans acompanha a exibição de clássicos do cinema mudo enquanto executa a trilha musical.

Porém, no lugar das músicas originais, ele improvisa ao vivo, sempre em sincronia com os filmes e criando um novo jeito para ajudar a narrar cada história.

 

Poemas Passageiros, com Zebra5

Palavras em grandes proporções são dispostas no chão para compor textos poéticos.

Neste jogo-poema, o público é convidado a rearranjar as palavras da forma que quiser, para desconstruir os textos originais e, em seguida, exercitar sua criatividade para formar seus novos poemas.

 

Palavra + Imagem, com Cia. Alcina da Palavra

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Arte de Rua em Lambe-lambe

Os artistas Pedro Caboatan, Roni Evangelista e Alberto Pereira vão apresentar o universo do lambe-lambe, uma técnica de arte de rua que utiliza o papel colado em muros, postes e outros locais como sua principal expressão.

Os participantes são convidados a conhecer e produzir três técnicas distintas, com lambe-lambe feito à mão, com estêncil e de forma digital.

 

Mauá

20 de abril de 2018 (sábado) – das 16h às 21h30

Praça 22 de Novembro

 

São Caetano do Sul

22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Av. Presidente Kennedy – Rua de Lazer

 

Tradicional Pocket Show, com Circo Le Chapeau

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional.

Assim, pode presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e a até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca.

 

Iniciação ao Malabarismo, com Circo Le Chapeau

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar.

Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

 

Fandango a Céu Aberto, com Cia. Oito Nova Dança

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná.

Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva.

 

Fanfarra Black Clube

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas.

O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, com músicas de Pharrell e Daft Punk.

 

DJ Barata

Em seu repertório, o DJ baiano Lucas Barata passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 1970.

Revisita o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat.

Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

 

Plante Poema, com Projeto Matilha e Roça da Rua

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca;

Precisa escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento.

Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

 

Tricô de Braço e Tear Alternativo

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos.

A confecção é feita com as mãos e dedos, construindo inúmeros tipos de nós.

Na oficina com Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Rio Grande da Serra

22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Parque dos Ipês

 

Kinematos, com manoAmano

Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público.

A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.

 

Cada Qual no Seu Barril, com Cia. da Revista

Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado.

Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia.

 

Mané Boneco, com Grupo Zumb.boys

A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste;

São feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões.

Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público.

 

Emblues Beer Band

O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira.

 

Bruxinhas de Pano

Oficina para construção e customização de bonecos de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste.

A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações.

 

Palavra + Imagem, com Instituto Clio

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 


Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Ribeirão Pires – 13 de abril de 2018 (sexta-feira)das 16h às 21h30

Praça Vila do Doce

Diadema – 13 de abril de 2018 (sexta-feira)das 16h às 21h30

Praça Lauro Michels (Avenida Antonio Piranga x Rua Amélia Eugênia)

Mauá – 20 de abril de 2018 (sábado) – das 16h às 21h30

Praça 22 de Novembro (Av. Barão de Mauá, s/n – Centro)

São Caetano do Sul – 22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Av. Presidente Kennedy – Rua de Lazer

Rio Grande da Serra – 22 de abril de 2018 (domingo)das 16h às 21h30

Parque dos Ipês (Av. São Paulo, s/n.º – Bairro Santa Tereza)

Ingresso: grátis

Classificação: livre

 


Capa: Il Grand Circo – Foto: Nicolo Tuppo