Sempre Um Papo conversa com Djamila Ribeiro

Sempre Um Papo conversa com Djamila Ribeiro
Sempre um Papo conversa com Djamila Ribeiro no Sesc Santo André

O Sesc Santo André recebe mais uma edição do projeto literário Sempre um Papo tendo como convidada Djamila Ribeiro.

O evento terá debate e lançamento do livro “O que é lugar de fala?”.

A publicação aborda o conceito que questiona o direito à voz em uma sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade e heterossexualidade.

No livro Djamila baseou-se em pensadoras como Patrícia Hill Colins, Grada Kilomba, Gayatri Spivak, dentre tantas outras.

De acordo com a autora, a partir do “standpoint theory”, que traz as experiências em comum que grupos passam exatamente pela razão de pertencerem a esses grupos, é possível pensar em um lugar onde grupos subalternizados coexistam e reivindicam sua humanidade, seus saberes e suas produções.

“Como mestre em Filosofia Política, venho estudando a obra de filósofas há anos. Em quatro anos e meio de graduação não me foi oferecido o ensino do pensamento de nenhuma. Tornou-se fundamental para mim pensar o mundo a partir de outras epistemologias que não a dominante; entender que disputar narrativas, nesse sentido, também era disputar reconfigurações de mundo. Questionar e desestabilizar o regime de autorização discursiva não é refletir sobre uma hierarquia construída e violenta que ainda determina quem pode ou não falar, como nos ensina Derrida. Minha intenção não é trazer uma “epistemologia de verdade”, mas refletir e causar fissuras que permitam que enxerguemos outros saberes que não são tão “outros” assim”, explica.

Djamila Ribeiro é membro fundadora do Mapô – Núcleo de Estudos Interdisciplinar em Raça, Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de São Paulo e membro da Simone de Beauvoir Society.

Foi Secretária Adjunta de Direitos Humanos no município de São Paulo, em 2016.

Vem palestrando no Brasil e no exterior e foi eleita uma das mulheres negras mais influentes da internet pelo site Blogueiras Negras.

 

Sempre Um Papo

Criado em 1986 pelo gestor cultural Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor por meio de lançamentos de livros antecedidos por debates informais.

Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de cinco mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas.

O encontro presencial converge para a televisão e o programa é exibido aos sábados e domingos na TV Câmara.

Além disso, a produção desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, distribuída para mais de seis mil escolas brasileiras, gratuitamente.

No site Sempre um Papo estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários.

 

Sempre um Papo conversa com Djamila Ribeiro

 

 


Sempre Um Papo, com Djamila Ribeiro

Data: 25 de abril de 2018 (quarta-feira) – 20h

Local: Sesc Santo André – Teatro (Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP)

Ingresso: grátis – disponível a partir das 19h na bilheteria ou Loja Sesc.

Informações: (11) 4469-1200/ 4469-1311