AINBO – A GUERREIRA DA AMAZÔNIA | Garota luta para salvar a natureza
É certo que o planeta Terra pede socorro e está à espera de quem possa salvá-lo de tantos maus tratos. A missão exige quase poderes de super-heróis. Mas na animação “Ainbo – a Guerreira da Amazônia” a tarefa cabe a uma garota de 13 anos, com habilidades ainda em desenvolvimento, que será a responsável por salvar, pelo menos, a sua aldeia da maldição do ‘homem branco e suas máquinas’.
Para a criançada, o filme é diversão garantida, primeiramente, por toda a sua atraente construção visual que mescla cenários de fantasia com os mais reais. Bichinhos engraçados e atrapalhados, paisagens bem coloridas e uma jovenzinha em destaque também podem ganhar a atenção dos pequenos.
O tema – agressão ao meio ambiente – é denso, contemporâneo e precisa estar em pauta, mas com as doses de humor e graça e uma linguagem clara, a mensagem necessária é passada de forma leve para que, pelos menos, as crianças se conscientizem sobre as questões ambientais.
A força da amizade, o poder do amor, a persistência são alguns dos elementos presentes no longa-metragem e são mostrados como antídotos para superar as dúvidas, medos, fraquezas e até maldições.
Recheado de aspecto lúdico, o filme pode ser mais uma tentativa de sensibilizar os adultos para a necessidade de parar imediatamente de destruir a natureza.
Por isso, assistir a essa animação em família é mais que um simples passatempo e sim uma forma inteligente de abordar questões importantes de forma bem didática para todos os públicos. É uma excelente sugestão para curtir no cinema no “Dia das Crianças”.
Com distribuição da Paris Filmes, “Ainbo – a Guerreira da Amazônia” é uma graça, traz uma linda história, pena que não é ficcional.
Veja o trailer
Sinopse
Ainbo é uma jovem garota que nasceu e cresceu nas profundezas da selva amazônica, na aldeia de Candamo. Um dia ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que há outros humanos além de seu povo no mundo. Usando seus guias espirituais, o tatu magricelo “Dillo” e a anta corpulenta “Vaca”, ela embarca em uma jornada para buscar a ajuda do mais poderoso Espírito Materno da Amazônia, a tartaruga “Motelo Mama”. Enquanto Ainbo luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração ilegal da mineração de ouro, ela também briga para reverter a destruição e o mal iminente do “Yacaruna”, o demônio mais sombrio que vive por lá. Guiada pelo espírito de sua mãe, a jovem está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.
Ainbo – A Guerreira da Amazônia (Ainbo – Spirit of the Amazon)
Data: estreia nos cinemas em 30 de setembro de 2021