Brecheret Modernista

Brecheret Modernista

A professora e historiadora de arte Maria Izabel Branco Ribeiro irá ministrar a palestra “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, no Masp. O evento é gratuito e oferece certificado virtual de participação.

Produzido pela Arte Padilha e realizado pelo Instituto Brecheret o encontro irá discutir as obras do artista ítalo-brasileiro tendo como foco as referências na cultura de diferentes grupos originários da floresta.

 

Mais sobre Maria Izabel Branco Ribeiro

Graduada em Artes e doutora em História da Arte. Tem experiência na área de museus, curadoria e organização de exposições; pesquisa questões relacionadas a coleções, arte moderna e contemporânea, preservação de patrimônio cultural, arte e cultura brasileira.

 

Mais sobre Victor Brecheret

Foi um escultor ítalo-brasileiro (1894-1955), considerado o introdutor da arte moderna na escultura brasileira. Participou da emblemática Semana de Arte Moderna de 1922. Recebeu o “Prêmio Nacional de Escultura”, na I Bienal de São Paulo, em 1951, com a obra “o índio e a suaçuapara”. É o autor da obra “Monumento às Bandeiras”, localizada no Parque do Ibirapuera (capital paulista). Em 1955, expõe na 3.ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1957, recebeu homenagem póstuma com sala especial na 4.ª Bienal.

 

Sobre o Instituto Victor Brecheret (IVB)

Fundado em 18 de novembro de 1999, a instituição realiza e promove pesquisas, estudos, consultorias, cursos, conferências, avaliações e implementações de projetos destinados à divulgação e incentivo de atividades artísticas e culturais relativas às artes e artistas plásticos em geral, especialmente, à obra do escultor Victor Brecheret.

 

Sobre a Artepadila

Em atividades há 30 anos, atua na elaboração, produção e gestão de projetos culturais no Brasil e no exterior, alguns por meio de leis de incentivo. Entre as mais recentes realizações estão ações de revitalização patrimonial, o plano plurianual do Museu Histórico Nacional, a instalação do “Polo ITALIANORIO” e exposições como “Brecheret Modernista, Amerigo Vespucci”, “O feminino na obra de Victor Brecheret” e “O olhar germânico e a gênese do Brasil” e o projeto de segurança contra incêndio do Museu Imperial.

 


Palestra: “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”

Data: 1.º de julho de 2025 (terça-feira) – 18h

Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Auditório do MASP Auditório (Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP)

Ingresso: grátis (é necessário cadastro prévio pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-gratuita-brecheret-modernista-a-imagem-indigena-como-simbolo-de-brasilidade/2975822

Classificação: Livre

Acessibilidade: interpretação em Libras mediante solicitação prévia no cadastro para a retirada de ingresso

 


Confira mais conteúdo do Grande ABC Cultural

Youtube | Facebook | Instagram | Telegram

 

Fale com a Redação: e-mail | Whatsapp

Voltar para a Home