Tão interessante quanto a obra final, as anotações que os artistas fazem durante seu processo criativo também têm seu valor. A exposição “Cadernos de Artista” oferece ao público justamente a oportunidade de adentrar esse universo.
A ideia dessa experiência surgiu a partir do momento em que o curador de arte Duilio Ferronato, responsável pela LONA Galeria (local dessa mostra), e o curador e editor Eder Ribeiro convidaram 23 grandes artistas para colocarem suas experiências em cadernos durante três meses antes da exposição.
Convite aceito, material preparado e agora disponibilizado para visitação em “Cadernos de Artista”, uma mostra feita para quem ama arte e para quem deseja sentir a experiência pela qual um artista passa.
Artistas participantes
Daniel Mello
Desenvolve a pintura abstrata entre o contraste do belo com o transgressor. Utiliza principalmente a tinta acrílica e óleo sobre tela, papel e madeiras de descarte na produção de seus trabalhos. Com sua prática no ateliê seu movimento é alternado e por vezes se fundem, entre pintura, desenho e colagem.
Gabriel Pessoto
Participou de mostras coletivas e individuais, como “Trégua” e “um pouco por dia já é muito”. Gosta muito de cadernos, pois participam de seu processo por meio de notas, rabiscos, projetos, lembretes, desenhos precários e pequenos vestígios do dia.
Gabriel Torggler
Desenvolve sua pesquisa poética pautada no desenho e gravura em metal. Recebeu a premiação máxima na “43.ª Anual de Arte FAAP”. Também foi selecionado para Arte Londrina 8.
Gustavo Aragoni
É dedicado à pesquisa em filosofia contemporânea, desenho e instalação. Seu caderno tem um caráter experimental, mas também funcional, sendo um espaço que reúne estudos, anotações, escrituras, desenhos, colagens e esboços.
Higo Joseph
É artista visual multidisciplinar formado em Multimídia, Comunicação Visual e Artes Visuais. Seus trabalhos no caderno foram pensados como projetos iniciais que podem se desenrolar em obras maiores.
Irene Guerriero
Graduada em artes plásticas, trabalha com pinturas e colagens. Seu caderno é um lugar mágico no qual imagens vão surgindo.
Liliana Alves
Apropria-se de motivos simples do cotidiano para pintar com linguagem visual, da sua arte vem a expressão poética, suas sensações e reflexões se organizam em tintas. O caderno serve como ferramenta de seus estudos e pesquisas.
Mariano Barone
Conduz sua pesquisa a partir do desenho, da pintura, da serigrafia e da instalação. Olha o caderno de artista mais como um conjunto de pinturas feitas num determinado período.
Rodrigo Selles
Explora temas pessoais e sociais a partir de um viés angustiante, de horror, cômico e fantástico, usando símbolos figurativos e narrativas visuais. Ao trabalhar no caderno dedicou carinho e cuidado que as telas e folhas pediam no cotidiano.
Sueli Espicalquis
Pesquisa a materialidade e fisicalidade da cor, utilizando suportes como pintura, desenho, fotografia e instalação, para refletir sobre a era em que vive e o seu entorno. O seu caderno é de colagens, a partir de um livro de Tomie Ohtake.
Exposição Cadernos de Artista
Data: de 28 de agosto a 9 de outubro de 2021
Local: Anexo LONA (Rua São Bento, 181 – 1.º andar – Centro – São Paulo – SP)
Ingresso: grátis – visitação com horário agendado
Informações: (11) 99403-0023