ENCONTRO COM O ESCRITOR | Quadrinhos e Fanzines

Desenhado para celebrar a força da palavra, o impulso criativo e o diálogo entre escritores e leitores, um novo ciclo de encontros literários intitulado “Encontro com o escritor” acontecerá a partir de agosto na Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André.
Durante os próximos cinco meses, autores convidados irão ocupar mesas redondas mediadas por Isabela Veras, escritora, designer editorial e produtora cultural.
A programação gratuita e variada convida o público a experimentar a literatura de forma intensa e colaborativa e reforça o papel da biblioteca como um espaço aberto, vivo e em constante construção coletiva.
O evento inicial intitulado “Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial” reunirá Thina Curtis, Diogo Mendes e Eduardo Kaze e em uma reflexão sobre a tecnologia e a produção de quadrinhos no Brasil, abordando temas como autoria, autonomia artística, democratização da produção cultural e o futuro das HQs nacionais diante da inteligência artificial.
A mesa também discutirá a arte como ferramenta de luta, em suas dimensões sociais, políticas e culturais, sempre em diálogo com o território de Santo André.
Mais sobre os artistas
Thina Curtis
Fanzineira, poeta, colagista, roteirista de HQ, arte-educadora e produtora cultural. A andreense é criadora e organizadora do evento itinerante de fanzines e publicações independentes “Fanzinada”. Autora do livro “Brazineiras: O Protagonismo Feminino nos Fanzines”. Patrona em espaços como a Fanzinoteka Municipal Thina Curtis, de Barueri, e na Fanzinoteca, de Macaé, no Acervo Feminista Thina Curtis do Instituto Federal Fluminense. Recebeu o “Prêmio Angelo Agostini”, na categoria “Melhor Fanzine de Quadrinhos”, com o fanzine “Café Ilustrado” e o “Trofeuzine” (Prêmio Cria_Ciber) como Mestra do “Fanzine Nacional”, trofelista nos prêmios “Mulher Coragem” e “Arte em Movimento”. Conselheira da Cultura Geek em São Bernardo do Campo. Produziu e dirigiu ao lado dos quadrinistas Kash Fyre e Victor Zanellato o documentário “Além dos Quadros: Memória dos Quadrinistas de Santo André”.
Diogo Mendes
Quadrinista, ilustrador, poeta marginal e artista de rua. Natural de São Bernardo do Campo, mas desde sempre morador de Santo André. Cofundador do coletivo Estúdio Molotov HQ, onde faz histórias em quadrinhos com contexto crítico social sobre a vida da classe trabalhadora em diálogo com o território do ABCDMRR. Foi indicado ao “32.° prêmio HQMIX”, na categoria “Melhor webtira”. Atualmente, representando o Coletivo Cultural Vianinha, coordena mensalmente a “Ocupação Cultural Cine Pérola” na Concha Acústica da Praça do Carmo, em Santo André, onde há exibição de filmes e documentários seguidos de discussões sobre os temas. Seu trabalho é conduzido fortemente pela temática do cotidiano do trabalhador e pela perspectiva de uma sociedade pautada pela necessidade humana, e não pelo lucro.
Eduardo Kaze
Escritor e jornalista natural de Santo André. Conhecido por suas obras literárias e pela primeira HQ do Brasil ilustrada com auxílio da inteligência artificial. Autor dos livros “O Enigma do Cordeiro”, “Paris 20”, “Senhor Solitário” e da HQ “Os Livros de Jizu”, que explora o julgamento da Terra por um alienígena. Kaze é vocalista da banda TAKE 9001, onde mistura música e literatura em suas performances.
Isabela Veras
Andreense, pós-graduada em Design Gráfico e graduada em Publicidade e Propaganda. À frente do Fabricando Ideias, atua com design editorial e produção e gestão cultural. Autora dos livros de contos “coLATERAL” (2022) e “sombras” (2024), ambos pela Alpharrabio Edições. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem “Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista”. Promotora Legal Popular formada na turma Amelinha Teles em SBC (2024). Integra a coordenação do Centro Cultural Alpharrabio.
Encontro com o escritor
“Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial”, com Diogo Mendes, Eduardo Kaze, Thina Curtis e mediação de Isabela Veras.
Data: 27 de agosto de 2025 – às 19 horas
Local: Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, S/N – Centro, Santo André – SP)
Ingresso: gratuito