Estudo de Cena apresenta “A Farsa da Justiça Burguesa”
Com foco no tema Arte e Política, a Companhia Estudo de Cena apresentará a peça A Farsa da Justiça Burguesa, dia 24 de maio, na Fundação Santo André.
O espetáculo narra o julgamento de um sobrevivente do episódio real que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, no Pará.
Na comédia trágica um tribunal é montado.
Na seção um sobrevivente do massacre, que se fingiu de morto para garantir a vida, é julgado e condenado por negar o justo heroísmo.
Websérie
A programação na Fundação Santo André também inclui a exibição de dois episódios da websérie “A Farsa: Ensaio sobre a Verdade”.
A série com 21 episódios também conta a história do massacre e toda a trajetória do grupo junto ao movimento de luta pela terra.
A produção audiovisual documentada pela Companhia Estudo de Cena traz a versão de quem foi diretamente atingido pelas consequências daquele ato violento.
Debate
Após a apresentação dos episódios na Fundação Santo André haverá uma mesa de debate com Douglas Estevan (Brigada Nacional de Teatro MST) e Antonio Reis (cineasta e historiador).
Companhia Estudo de Cena
O grupo é conhecido por sua intensa pesquisa e militância.
Com esse trabalho, a Companhia Estudo de Cena pretende levar a público a história de quem esteve presente e até hoje sofre com as consequências do Massacre de Eldorado dos Carajás.
A companhia foi ao encontro aos sobreviventes.
Realizou uma jornada de apresentações em lugares marcantes.
Agora apresenta à população todo o resultado dessas vivências.
O objetivo é demonstrar outras facetas da história do Brasil.
A visão de quem esteve e foi afetado diretamente pelo massacre.
Visões estas, que muitas vezes passam despercebidas ou até ignoradas pelos livros de história.
17 de abril de 1996: o massacre
O fato que ficou mundialmente conhecido como o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorreu em 1996 na estrada PA-150, no sul do estado do Pará.
No dia 17 de abril daquele ano um grupo de trabalhadores sem terra interditou a estrada em um ato pela defesa da reforma agrária.
A polícia militar agiu com extrema violência, matando oficialmente 19 trabalhadores e deixando 71 feridos.
Entre os feridos estava Inácio Nascimento, que se fingiu de morto, foi jogado no caminhão dos corpos e se revelou vivo apenas quando chegou ao Hospital de Eldorado dos Carajás.
Posteriormente, dois feridos faleceram, totalizando 21 mortos.
O dia 17 de abril se tornou então a data mundial da luta pela terra.
Serviço
Peça A Farsa da Justiça Burguesa
Websérie “A Farsa: ensaio sobre a verdade” – exibição de dois episódios
Data: 24 de maio de 2017 (quarta-feira) – 19h30
Local: Fundação Santo André – Auditório do Colégio (Av. Príncipe de Gales, 821 – Vila Príncipe de Gales – Santo André – SP)
Ingresso: gratuito
Informações: (11) 9-9732-8972 (Anderson)
Saiba mais sobre Companhia Estudo de Cena: Facebook
Acompanhe a Websérie no Youtube