Os livros do jornalista, escritor e ensaísta político Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, estão com novas versões.
As duas obras constam na lista da revista Time entre os cem melhores livros já publicados em Língua Inglesa.
Pelo Selo Via Leitura, da Editora Edipro, a nova edição de “A revolução dos bichos” inclui os prefácios “A liberdade de imprensa”, cujo manuscrito de George Orwell foi descoberto em 1972, e o famoso “Prefácio à edição ucraniana”, de 1947.
Já o livro “1984”inclui o apêndice “Os princípios da novilíngua”, também escrito pelo autor.
A tradução direta dos originais é assinada por Alexandre Barbosa de Souza, ex-editor da Biblioteca Azul, Cosac Naify e Editora 34 e responsável pela versão brasileira de grandes clássicos, como “Moby Dick” e “Alice através do espelho”.
Os livros relançados contam com brindes especiais em todos os exemplares, sendo dois postais e dois marcadores personalizados.
As artes dos brindes e das capas são de Carlo Giovani, ilustrador porto alegrense que atualmente vive em Portugal, trabalhando em projetos na Europa e nas Américas.
A Biblioteca Azul também lançou nova edição de “A revolução dos bichos”, com tradução de Petê Rissatti, texto de apresentação do podcaster Orlando Calheiros e ilustração de Olavo Costa.
A revolução dos bichos
Escrita em 1945, essa uma fábula moderna satiriza o totalitarismo, a hipocrisia da tirania e a busca pelo poder, no qual alguns oprimidos se tornam opressores.
Na obra, uma fazenda é tomada pelos seus animais, que expulsam os humanos e promovem um novo regime de colaboração e trabalho.
Juntos, porcos e galinhas, cavalos e patos criam seus hinos, elaboram seus lemas e buscam o progresso e a justiça.
“A revolução dos bichos” é um alerta contra os perigos da corrupção humana até mesmo nos mais bem-intencionados projetos políticos.
1984
Publicado em 1949, pouco antes da morte do autor, este é um dos mais importantes romances de ficção científica do século XX.
É considerado um drama distópico que cristalizou a mítica do Grande Irmão (câmeras do governo que controlam toda população).
A sátira política é ambientada em uma distopia futurista e mesmo nos dias atuais, “1984” ainda traz uma valiosa reflexão sobre os malefícios do totalitarismo em qualquer época.
George Orwell
Eric Arthur Blair (George Orwell) nasceu em 1903 em uma família inglesa de classe média alta e sempre teve um interesse especial pelas questões sociais.
A primeira metade do século XX foi atribulada por acontecimentos extraordinários, muitos deles descritos em primeira mão por ele.
Trabalhou como professor e assistente de um sebo de livros e casou com Eileen O’Shaughnessy.
Lutou na Guerra Civil Espanhola até 1937, quando uma bala atravessou sua garganta.
Com a Segunda Guerra Mundial, passou a trabalhar para a BBC e outros veículos.
Em 1944, o livro “A revolução dos bichos” estava pronto, mas diferentes editoras se recusaram a publicá-lo por ser um ataque direto ao regime soviético, então aliado vital na batalha contra a Alemanha.
Em 1945, Orwell finalmente viu a publicação do livro. O sucesso chegou com uma piora na saúde. Ainda conseguiu escrever sua obra mais famosa “1984”, entre períodos no sanatório.
Mais de setenta anos depois de sua morte, seus escritos seguem assustadoramente atuais e relevantes.

A Biblioteca Azul relança o clássico manifesto contra qualquer ameaça à liberdade com nova tradução e texto de apresentação de Orlando Calheiros
Quer ler ou reler?
A revolução dos bichos
Preço: R$ 19,50
Link para compra: Amazon
1984
Preço: R$ 24,50
Link para compra: Amazon