MARINA NEGREIROS | Artista estreia o espetáculo ANANSI
Proporcionar ao público uma experiência cênica e audiovisual é a proposta de Marina Negreiros em seu trabalho solo Anansi.
Reunindo os seus talentos como atriz, compositora e intérprete, a artista montou um show que mescla canções, poemas e interpretação.
Para o espetáculo, Marina selecionou um repertório de músicas autorais e a performance lírica traz a personagem chamada Aso Anansi, inspirada na mitologia africana.
“Ela se materializa no show a partir do meu corpo, tecendo, tramando e dando nó nas músicas. São músicas que eu compus no período de isolamento social e existem poemas e narrativas, dentro dessa dramaturgia, sobre minha ansiedade, minhas solidões, minhas questões e atravessamentos dentro do contexto pandêmico”, detalha Marina.
O projeto independente de leis de incentivo à cultura começou a ser elaborado no início de 2020 e reúne reflexão da artista sobre as misturas do individual com o coletivo, o sagrado feminino e seu contexto como mulher periférica e homossexual.
Mariana explica que “Anansi” nada mais é do que contar memórias que, de repente, são as suas, que de repente são as nossas.
“Meu papel, dentro da arte, é de narrar essas trajetórias que eu tracei, mas que servem de espelho para outras, assim, como outras servem de espelho para as minhas”, completa.
Palco intimista
“Anansi” será realizada no canal do YouTube da artista, contando com o apoio da agência digital Rapina e com produção e realização do estúdio Octomax Produções.
“Anansi tece de dentro pra fora, por isso, essa experiência é íntima e intimista. Em conversas com Max, o produtor que topou todas as minhas piras, nós decidimos que a transmissão será realizada da minha casa, berço de todas as canções e da criação desse espetáculo”, antecipa a artista.
Marina Negreiros convida o público para adentrar tanto em seu espaço íntimo particular, o seu espaço lar.
Por trás da teia
Além da apresentação, a compra do ingresso também garante ao público o e-book “Anansi – por trás da teia”, produzido exclusivamente para essa experiência, narrando a trajetória da artista dentro da música.
“Pra mim, é impossível que eu trace novos caminhos no presente sem antes revisitar e reverenciar meu passado. Assim, aprendi a construir futuros”, conclui a artista.
A união de música e dramaturgia
Tendo raízes artísticas na família, Marina Negreiros começou a atuar em 2013, em São Bernardo do Campo no Ponto de Cultura Consorte.
Sua estreia nos palcos aconteceu com a peça “A Máquina de Somar”.
Ao ingressar no curso da Fundação das Artes de São Caetano (FASCS), encontrou seu caminho autoral, somando música e teatro.
“O que eu aprendi na Fundação como atriz foi ferramenta para desenvolver as minhas habilidades como compositora e, por assim dizer, dramaturga dessas trajetórias”, afirma.
Depois de se formar com a peça “Tal qual confete ou A última história”, baseada no universo de Clarice Lispector, a artista passou pelo Grilo Chico de Teatro, grupo composto de atores também formados na FASCS, com o qual realizou uma temporada do espetáculo “Tempo de Encanto”, no Sesc Santana.
Marina Negreiros no show Anansi
Data: dia 26 de junho de 2021 (sábado) – às 20h
Transmissão online via YouTube (o link da transmissão será disponibilizado por no dia da apresentação. O show não ficará gravado e nem disponível após essa data)
Ingressos: R$ 10 (inclui o e-book “Anansi – por trás da teia” – venda online pelo WhatsApp (11) 97083-0363