“Ai que saudade de tu…”, o trecho de uma das músicas mais famosas de Dominguinhos reflete bem o sentimento dos fãs do cantor e sanfoneiro que completaria 78 este mês.
Em meio ao clima de saudades, Mestrinho recrutou Mariana Aydar, Tato (Falamansa), Chico César e Liv Moraes (filha de Dominguinhos) para um grande show em homenagem a um dos mais importantes artistas brasileiros.
O tributo na Casa Natura Musical acontecerá exatamente em 12 de fevereiro, no dia que marca o nascimento de Dominguinhos.
Mestrinho e seus convidados serão acompanhados por Alex Buck (bateria), Cainã Cavalcante (guitarra), Michael Pipoquinha (baixo), Léo Rodrigues (percussão), Vinicinho Magalhães (zabumba) e Elton Moraes (triângulo).
Com esse time artístico de peso, a noite será embalada com alguns dos maiores sucessos na voz e na sanfona de Dominguinhos.
“Sete Meninas”, “Te faço um Cafuné”, “Gostoso Demais” e “Pedras Que Cantam” são canções confirmadas no repertório.
“De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó” serão interpretadas por Liv Moraes.
“Minha jornada musical foi toda com meu pai. Ele é para mim gênio, mestre, sábio, melhor músico e melhor pai do mundo. Minha missão é homenageá-lo sempre. A saudade todo dia vem, mas feliz estou ao perpetuar sua música e seu amor”, destaca Liv, emocionada.
O mestre da sanfona
Dominguinhos nasceu em 12 de fevereiro de 1941, na cidade de Garanhuns (PE).
Foi muito estimulado a se dedicar à música por seu próprio pai, o exímio afinador de sanfonas Mestre Chicão.
Desde o trio que formou com seus irmãos até as memoráveis músicas, frutos de grandes parcerias, a produção musical de Dominguinhos foi intensa e muito marcante.
Na lista estão sucessos como “De volta pro meu aconchego” e “Isso aqui tá bom demais” (com Nando Cordel), “Eu só quero um xodó” (com Anastácia), “Tantas Palavras” (com Chico Buarque), “Abri a Porta” e “Lamento Sertanejo” (com Gilberto Gil),
Teve como padrinho o Rei Luiz Gonzaga (que o descobriu no final dos anos 1940) e como parceira musical a letrista Anastácia (com quem fez mais de 200 músicas).
Liv Moraes
A cantora é filha de Dominguinhos com a cantora e compositora Guadalupe.
Dedicou-se ao estudo da música e das danças populares, largando a faculdade de Psicologia para seguir como cantora, profissão sempre estimulada por seu pai, de quem foi backing vocal em muitos shows e gravações.
A estreia com Dominguinhos foi em 2001, na faixa “Desenho” (CD “Lembrando de Você”), dividindo com ele também a faixa “Doidinha pra Dançar” (CD “Conterrâneos”), em 2007, ano em que lançou seu primeiro CD.
Seu álbum de estreia contou com participação de Chico Buarque, na faixa “Samba do Grande Amor”, composta por ele mesmo, e dos pais Dominguinhos e Guadalupe, na faixa “Casa Tudo Azul” (Dominguinhos e Fausto Nilo).
Seu segundo álbum, “É você” (2009) contou com produção da própria mãe (em parceria com Sandro Haick) e arranjos do pai (em parceria com Sandro Haick e Pepe Cisneros).
Marcando os 50 anos de carreira de Dominguinhos, participou, em 2012, da coleção “Pernambuco forrozando para o mundo – Viva Dominguinhos!!!”.
Mariana Aydar
A cantora e compositora assina obra sofisticada e contemporânea com raízes na canção, no samba e na música nordestina.
Visceral, é no palco que a artista se sobressai.
Já cantou com vários nomes como Elba Ramalho, João Donato, Gilberto Gil, Alcione e Criolo. Com quatro discos lançados, é idealizadora e diretora do documentário sobre a obra de Dominguinhos.
Lançou alguns singles como “Te faço um Cafuné” e “Eu Te Amo Você”.
Depois de uma aclamada estreia no carnaval de rua de São Paulo com seu bloco Forrozin, Mariana segue expressando todo calor e intensidade de sua veia nordestina rumo ao quinto disco.
Mestrinho
Nascido em 1988 em Itabaiana (SE), é neto do tocador de oito baixos, Manezinho do Carira, e filho do sanfoneiro, Erivaldo de Carira.
Sua irmã Thaís Nogueira é cantora e seu irmão Erivaldinho também é sanfoneiro.
Com o DNA musical tão presente em sua vida, Mestrinho aos seis anos já tocava sanfona e aos 12 anos começou a se apresentar em turnês de bandas da região onde morava.
Desde pequeno, foi influenciado pela música de Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elba Ramalho, entre outros.
Seu segundo álbum conta com as participações de Ivete Sangalo, na faixa “Serei pra ti’ , e de Dominguinhos, na canção inédita “O inverno é você”.
Seu primeiro disco solo, “Opinião”, conta com a participação de Gilberto Gil na faixa “Superar” (Mestrinho) e de sua irmã Thaís Nogueira na faixa “Arte de quem se ama” (Elton Moraes).
Em 2016, lançou o disco “Mestrinho & Nicolas Krassik” em parceria com o violonista francês Nicolas Krassik e o disco “Tocante” em parceria com o sanfoneiro Lulinha Alencar.
Em 2018, Mestrinho foi um dos convidados especiais da turnê Refavela 40, com Gilberto Gil e outros artistas como Anelis Assumpção, Mayra Andrade e Moreno Veloso, e ganhou o 29º Prêmio da Música Brasileira, como Melhor Cantor Regional.
Mestrinho acompanhou Dominguinhos em diversos shows pelo Brasil, inclusive participando da sua última apresentação em Exu (PE), cidade natal de Luiz Gonzaga
Chico César
Nascido em Catolé do Rocha, interior da Paraíba, o compositor, cantor, jornalista e escritor, Chico César explicita a irreverência, a criatividade e a poética, características de sua obra ao longo de sua trajetória.
Autor de sucessos consagrados pelo público, como “Mama África” e “À Primeira Vista”, o paraibano tem oito álbuns lançados.
Ganhador de diversos prêmios, suas composições e escritos condensam o infinito cordão umbilical que liga Chico César às suas raízes.
Tato
Vocalista do Falamansa, Tato descreve suas ligações com o forró.
“Minha experiência musical começou aos 14 anos, quando tive minha primeira banda de rock’n’roll. Aos 17 anos, fui morar na Alemanha, onde toquei MPB em um bar de latinos. Foi nessa época que comecei a ser introduzido ao forró. Em 1996, ao voltar para o Brasil, conheci Itaúnas e, com ela, todo encanto do forró pé-de-serra. A partir daí, foram três anos de contato com o forró”, destaca
“Minhas músicas espontaneamente seguiram os ritmos de xote, xaxado, baião. Era o forró tomando conta de minha vida”.
Aniversário de Dominguinhos, com Mestrinho
Mariana Aydar, Tato (Falamansa), Liv Moraes e Chico César
Data: 12 de fevereiro de 2019 (terça-feira) – Abertura do local: 20h – Show: 21h30
Local: Casa Natura Musical (Rua Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros – São Paulo – SP)
Ingressos: R$ 50 a R$ 150 venda online
Informações: (011) 3031-4143