MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES anuncia vencedores
Ao longo de nove dias de programação gratuita, a 22.ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresentou a pluralidade de conteúdos audiovisuais em 108 filmes brasileiros (28 longas, 2 médias e 78 curtas-metragens), em 49 sessões de cinema e 36 debates.
O longa-metragem “Vermelha“, de Getúlio Ribeiro, foi o vencedor da Mostra Aurora e o documentário “Parque Oeste“, de Fabiana Assis, venceu a Mostra Olhos Livres.
O filme “Meu nome é Daniel“, de Daniel Gonçalves, recebeu o prêmio de longa-metragem do Júri Popular.
Na categoria de curta-metragem, o paulista “Negrum3“, de Diego Paulino, venceu no Júri Popular e levou também o Prêmio Canal Brasil de Curtas.
No Júri da Crítica, o ganhador foi o paraibano “Caetana”, de Caio Bernardo.
A montadora Cristina Amaral conquistou o “Prêmio Helena Ignez” de Destaque Feminino, pelo trabalho realizado em “Um Filme de Verão”, de Jô Serfaty.
Vermelha
O filme foi realizado pela produtora Dafuq Films, fundada por jovens formados no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.
Ao receber o “Troféu Barroco”, Getúlio Ribeiro estava com sua equipe de produção e personagens do filme – pai, mãe, irmã e um amigo da família.
“Vou deixar aqui só no cumprimento”, foi o seu breve discurso emocionado.
“Levamos esse prêmio sem nenhuma pretensão”, comemorou Gaúcho, pai do diretor e ator principal do filme.
Parque Oeste
A produção resgata imagens de um ataque da Polícia Militar de Goiânia em 2005 para destruir uma ocupação urbana.
A diretora Fabiana Assis, ao receber o prêmio, definiu seu trabalho como “um filme que, acima de tudo, fala de esperança” e homenageou Eronilde Nascimento, sua personagem principal no documentário.