O longa Nas estradas do Nepal, dirigido por Min Bahadur Bham, narra a viagem de dois meninos de castas diferentes, que lutam para manter a amizade.
Juntos, partem em busca de um precioso bem, cruzando paisagens de tirar o fôlego, aos pés do Himalaia.
A trama acontece durante um frágil cessar-fogo da guerra civil nepalesa, um conflito que deixou cerca de 13 mil vítimas ao longo de uma década.
O filme recebeu o Prêmio Fedeora de Melhor Filme da Semana da Crítica do Festival de Veneza 2015
Olhar do diretor Min Bahadur Bham
“Eu nasci em uma aldeia remota no norte do Nepal. Cresci sentindo o cheiro de árvores alpinas e brincando nos prados frescos e exuberantes, onde sentia o toque frio da brisa do Himalaia. Junto à beleza do meu entorno, havia outra faceta mais obscura da minha infância. Subjugados por pobreza, analfabetismo e tabus, vivemos em uma sociedade profundamente dividida pelas castas. Assim, não foi fácil ter que aceitar o fato de que eu não poderia brincar com meu melhor amigo só porque ele pertencia a uma casta inferior.
Esse é o pano de fundo de “Nas estradas do Nepal” – uma história real de dois melhores amigos que crescem em uma sociedade segregada durante a insurgência maoísta.
O filme trata das complexidades da amizade e da sociedade, uma reflexão factual das práticas arcaicas que ainda prevalecem no Nepal.
Hoje, anos mais tarde, meu passado ainda me assombra.
Como cineasta é crucial para mim mostrar para o mundo minhas experiências verdadeiras de vida.”
Nas estradas do Nepal (Kalo Pothi)
Temporada: de 9 a 15 de março de 2015 – às 15 e 17h
Local: CineSesc (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo – SP)
Ingresso: entre R$ 6,00 e R$20,00
Informações: (11) 3087-0500