O Bem-Amado | Política como espetáculo e eleitor como plateia

Com uma sátira afiada, sagaz e curiosamente atual, “O Bem Amado”, texto escrito há décadas por Dias Gomes, estará presente na montagem que o grupo Feasa apresentará em São Caetano do Sul.
O humor ácido diverte o público ao escancarar os bastidores do poder revelando situações bizarras e um tanto quanto familiares.
Na fictícia cidade de Sucupira, onde o surreal é rotina e a política é espetáculo, o prefeito Odorico Paraguaçu está trabalhando para a sua reeleição e a principal promessa de sua campanha é construir um cemitério.
Mestre das artimanhas e da retórica, o político transforma a obra fúnebre em símbolo de progresso e ferramenta de manipulação eleitoral. Porém, um detalhe vira obstáculo em seus planos. Após a construção, ninguém morre na cidade e sem defunto, não há inauguração.
Com esse fato, a receita para uma tragicomédia está garantida. Desesperado para cortar a fita, Odorico passa a considerar a contratação um matador profissional ou encontrar um moribundo disposto a “colaborar” com a causa.
Elenco
Chico Moleza – Alexandre Kail
Dermeval – Thiago Donetti
Mestre Ambrósio – Marco Antônio Armelin Ferreira
Zelão – Zé Luiz Finhana
Véia – Renata Martinez
Odorico – Celso Zucatelli
Dorotéa – Ana Zucatelli
Judicéa – Marina Ballarini
Dulcinéa – Maria Rocha
Dirceu Borboleta – Fábio Moretti Lopes
Neco Pedreira – Henry Andrés Garrido Vilar
Vigário – Oswaldo Lupinetti
Zeca Diabo – Luiz Leal
Ernesto – Gustavo Martins da Silva
Ficha técnica
Texto: Dias Gomes
Direção: César Gustus
Realização: Federação das Entidades Assistenciais de Santo André – FEASA
Produção: Eunice Santos
Mais sobre o projeto
A montagem da peça é parte do grupo FEASA, da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André, e desde 1990, promove espetáculos visando reflexão sobre as questões sociais e políticas.
A FEASA foi fundada em 1970, por cinco organizações que sentiram a necessidade de se unir para discutir questões comuns e buscar soluções para suas dificuldades. Atualmente, conta aproximadamente com 60 entidades assistenciais distribuídas no município de Santo André, que empregam em torno de 2.300 funcionários e acolhem 1.600 voluntários.
O objetivo do projeto teatral é captar recursos para fortalecer as ações da entidade ampliando o alcance da sua missão, bem como, unir cultura e solidariedade em uma produção profissional em que atores (experientes e amadores) são voluntários.
O bem amado
30 de agosto de 2025 (sábado) – 20 horas
Local: Teatro Municipal Santos Dumont (Av. Goiás, 1111 – Centro – São Caetano do Sul – SP)
Ingresso: R$ 40 – venda online Bilheteria Express https://www.bilheteriaexpress.com.br/ingressos-para-o-bem-amado-av-goias-1111-teatro-adulto-103112087852282.html
Duração: 1h30
Classificação: 12 anos
Informações: (11) 4436-7477