O DIREITO DE VIVER | Conchavos políticos mascaram luta real
A legalização do aborto nos Estados Unidos é o tema central do filme “O direito de viver”.
O longa-metragem é baseado em acontecimentos reais narrados sob a ótica do Dr. Bernard Nathanson, que ficou conhecido como ‘o rapador’ pelos milhares de procedimentos realizados naquele país.
O médico inicia sua trajetória profissional tendo como objetivo evitar que outras pessoas passem pelo mesmo drama familiar que ele enfrentou ao ver sua namorada grávida e sem desejar ter o bebê. Salvar as mulheres se torna sua obstinação após uma perda pessoal.
A luta pelos direitos da mulher, respeito ao seu corpo e às suas escolhas é bandeira levantada por vários grupos.
O filme revela com precisão como ações obscuras se misturam aos ideais genuínos.
Movimentos em apoio à mulher, lideranças religiosas, conglomerados políticos e jurídicos duelam para que o interesse de cada grupo prevaleça.
Nesse contexto a verdade também se torna vítima.
Sinopse
Depois de um discurso conservador e racista sobre a legalização do aborto em uma convenção da Ku Klux Klan, um médico que ganhou notoriedade justamente por realizar abertamente o procedimento e uma líder feminista se unem à causa e decidem processar o governo dos EUA. Só que para o processo dar resultado, eles precisam de uma gestante que aceite ser a vítima do sistema. Um grupo de ativistas percorre os EUA e encontra a pessoa perfeita para a ação: uma jovem pobre que mal terminou o ensino fundamental, cheia de problemas. Eles dão à moça o nome Jane Roe e processam Henry Wade, o promotor público de um condado de Dallas. Nasce neste momento uma das maiores batalhas, tanto jurídicas quanto de opinião pública, de todos os tempos.
Comentário de Cathy Allyn
(uma das diretoras do filme e coautora do roteiro)
A verdadeira história por trás de ‘O direito de viver’ é aquela que a maioria dos americanos não aprende na escola. Todos nós pensamos que é apenas o caso que legalizou o aborto. Isso não poderia estar mais longe da verdade.
Ter a história contada da perspectiva de homens e mulheres foi vital para sua autenticidade e colaborar dessa forma permitiu que as vozes masculinas e femininas sobre o assunto fossem igualmente ouvidas.
Ao pesquisar este filme, Nick e eu ficamos pasmos com as conspirações, o dinheiro, a manipulação da mídia e o poder que estavam realmente por trás dessa decisão monumental. Não diferente de hoje, uma história foi pintada na mídia para influenciar o povo americano. Artigos foram plantados no New York Times com pesquisas falsas, enredos foram comprados e pagos em programas de TV e filmes de sucesso, e fatos e estatísticas foram simplesmente inventados.
Veja o trailer
Elenco
Jon Voight, Nick Loeb, Stacey Dash, Jamie Kennedy, Joey Lawrence, Corbin Bernsen, Greer Grammer, John Schneider, Robert Davi, Steve Guttenberg, William Forsythe, James DuMont, Summer Joy Campbell, Justine Wachsberger
Ficha técnica
Direção: Cathy Allyn, Nick Loeb
Roteiro: Cathy Allyn, Nick Loeb e Ken Kushner
Distribuição: A2 Filmes
O direito de viver (Roe v. Wade)
Data: estreia nos cinemas em 7 de outubro de 2021