O Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido, faz uma homenagem ao octogenário Expedito Lima com a “Ocupação Expedycto Lyma”, organizada pelo pesquisador Felipe Abramovictz.
O artista circense se encantou pela câmera, se tornou cineasta e Criou o Circo Theatro do Alemão que percorreu o Interior de São Paulo na virada dos anos 1970 contando causos de amor e traição, de mocinho e bandido.

Expedito Lima inaugura a “Ocupação Expedycto Lyma’ em sua homenagem
Ocupação Expedycto Lyma
A programação inclui exposição, leitura dramática de peças escritas por Expedito Lima e a primeira exibição das cópias restauradas de seus longas-metragens por meio do meio do projeto “Cinema é Sonho”.
Atividades
06/05
12h – Exibição do filme “A Víbora Humana”
13h30 – Exibição do filme “Misterioso Sr. Moretti”
Bate-papo com o curador e convidados
Abertura: trecho da filmagem da peça “O Viajante de Sebo”
13/05
12h – Exibição do filme “O Filho de Dioguinho”
13h30 – Exibição do filme “Dioguinho Volta para Matar”
Abertura: curta “Carnaval em Tatuí” (1981)
20/05
12h – Exibição do filme “Dois Nós Cegos no Oeste”
13h30 – Leitura dramática com grupo teatral convidado da peça “A cena diabólica”, originalmente apresentada pelo Circo-Theatro do Alemão no início dos anos 1970.
27/05
Abertura: trecho da peça “Polaco em Histórias Assombrosas”
12h – Exibição do filme “Na Trilha do Ódio”
13h30 – Exibição do filme “Sentimento Mortal”
31/07
Encerramento da exposição

Expedito Lima em “Um Rambo Esculachado”
Sinopses dos filmes
Estigma da Violência (1980)
Juared Aguiar, um oficial da lei, ao prestar serviço na fronteira entre Brasil e Paraguai, desvenda uma perigosa quadrilha de contrabandistas.
A Víbora Humana (1979)
Uma mulher muito má, traiçoeira e mentirosa é amante do irmão do próprio marido. O drama está formado. Uma história cheia de drama e suspense. Primeiro filme da carreira cinematográfica de Lyma.
O Misterioso Sr. Moretti (1980)
Para conquistar a amada, Rogério procura um homem conhecido por arranjar a vida de muita gente com seus poderes diabólicos, o senhor Moretti. Mas, uma vez feito, não pode ser desfeito.
Na Trilha do Ódio (1979-1980)
Baseado em histórias reais que ocorreram nesses sertões. Por aí, muito brigão por ouro, por terra, por poder e pela mulher proibida.
O filho de Dioguinho (1981)
Inspirado nos casos de Dioguinho, o Matador. Uma rixa antiga envolve o amor de Dioguinho Jr e Marina: o pai dela, o coronel Tibúrcio é o bandido que matou seu pai. Muito amor, muitos tiros, muita ação.
Dioguinho Volta para Matar (1981)
Um romance que não podia acontecer, mas o destino quis assim: o amor entre Marina e Dioguinho. A continuação de “O Filho de Dioguinho”.
Sentimento Mortal (2001-2002)
Esse bangue-bangue tem muita adrenalina apresentando a disputa entre dois amigos justiceiros, Severiano e Diego Severo, quando o filho de Diego assassina a esposa de Severiano.
Um artista sonhador e realizador
Nascido em 1939 em Tietê e radicado em Tatuí, no interior de São Paulo, Expedito Lima é o brasileiro, o caipira que vai além de suas fronteiras geográficas e culturais.
Munido da criatividade sem limites da tradição oral de seu povo e da perseverança do homem simples, ele logo cedo se transforma no artesão do imaginário caipira, no menestrel da gente da roça. Foi ator, dramaturgo e palhaço (quando recebeu a alcunha de Alemão e Polaco), além de exercer a profissão de marceneiro para garantir o seu sustento.
Com seu circo-teatro encantou as praças do interior, contracenando com a mulher, com as filhas, o filho e parentes. Pelas mãos de um amigo, conheceu a câmera de filme que pouco a pouco lhe tomou o coração sonhador.
Maravilhado com a arte cinematográfica, produziu dez filmes entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas-metragens em super-8 no país.
As produções eram exibidas em seu ‘pavilhão cinematográfico’, que circulava pelas zonas rurais. Depois, em VHS, fez mais de uma dezena de filmes entre 1996 a 2002.
Fez filmes de heróis a cavalo nos moldes do faroeste americano nos quais, porém, estabelece a cara de um cinema muito brasileiro, pobre nos recursos e riquíssimo na fantasia da narrativa, na coragem da ousadia.
Ocupação Expedycto Lyma
Data: até 31 de julho de 2022
Local: Galeria Olido (Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – SP)
Ingresso: grátis