Com espetáculo inédito no Sesc Belezinho, o cantor, compositor e pianista Rafa Castro irá apresentar “Teletransportar”, seu quarto álbum lançado em abril de 2020.
Em seu mais recente disco, Rafa amplia sua criação também para a escrita e na autoria de suas letras aponta questionamentos sobre política, meio ambiente, o poder da natureza e sua busca espiritual.
No show, o cantor estará acompanhado de todos os músicos que participaram da gravação do disco.
“Teletransportar” tem como elemento central a água, que pode se desdobrar em rio, mar, em materialidade cristalina e também servir de correnteza para se deixar levar para outro lugar.
As viagens para as veias abertas do Brasil, em meio aos sertões, inspiraram as composições.
Para Rafa, a música oferece a possibilidade de se conectar com o sobrenatural e de contar ao outro o resultado de suas experiências de vida.
Assim, o disco é uma reconstrução dele próprio, é autobiográfico, mas, sobretudo, uma tradução coesa de um sentimento ambíguo em relação ao nosso mundo. Um estado desconfortante de se sentir num futuro digital e tecnológico, porém, arraigado ao conservadorismo extremo.
Premiação
Recentemente o artista ganhou o Music Video Festival faturando o prêmio de “Melhor Videoclipe Nacional”.
Mais sobre Rafa Castro
Seus recentes interesses de som, imagem e poesia aparecem costurados ao que Adélia Prado, João Guimarães Rosa e cancioneiros mineiros sussurram para ele desde a infância, quando descobriu a voz, o violão e depois veio a se encontrar no piano.
A biografia de Rafa Castro também é muito ligada à música instrumental. Seus dois primeiros discos, “Teias” (2014) e “Casulo” (2016) são aprofundamentos de seus estudos sobre o jazz aliado à sua formação na Universidade de Música Popular Bituca.
Um dos pontos luminosos de sua história é referente ao primeiro disco, quando realiza o concerto com dois pianos de cauda junto ao Túlio Mourão, grande parceiro que deixa rastros de composição no novo trabalho.
Embora esse traço esteja muito presente em suas recentes músicas, a pesquisa de Rafa sempre foi fincada no popular e é esta possibilidade de criação arejada e liberta que ele entrega em “Teletransportar”.
“Como se Fronteira” (2017) apresenta-se literalmente como um disco no limite entre dois momentos: o do instrumental e o da canção.
Rafa Castro cria músicas para seu tempo e que dialogam com a nova geração de músicos populares brasileiros. Sua mineiridade está pulverizada em Brasils possíveis que encontrou.
Confira o videoclipe de Teletransportar
Rafa Castro – Teletransportar
Data: 16 de janeiro de 2022 – 18h
Local: Teatro do SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho – (próximo ao metrô Belém) – São Paulo – SP)
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 venda online
Informações: (11) 2076-9700