Rostos de Janus

Rostos de Janus

Em sessão única e gratuita na Fábrica de Cultura de Diadema, a São Paulo Escola de Dança apresenta o espetáculo “Rostos de Janus”, uma criação coreográfica de Vinicius Anselmo protagonizada por talentos em formação dos cursos regulares da instituição.

Com um convite reflexivo sobre quem somos e como nos transformamos, a obra se inspira em conceitos da filosofia e da psicologia e mergulha na complexidade da identidade e do pertencimento.

No palco, os jovens artistas utilizam a técnica da dança contemporânea em diálogo com elementos clássicos e modernos para demonstrar em cena as diversas camadas internas que compõem o indivíduo e como elas se revelam nas relações sociais.

 

“E Assim Foi…”

A apresentação de “Rosto de Janus” será antecedida por “E Assim Foi…”. A coreografia de Anselmo Zolla cria uma fábula por meio do movimento, mostrando as transformações que ocorrem em indivíduos e comunidades ao se conectarem com o outro e com o novo.

”Cada uma à sua maneira, as coreografias refletem questões fundamentais sobre identidade, convivência e transformação. Esses temas dialogam diretamente com o espírito do nosso tempo”, analisa Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

 

Circulação estadual

Desde sua estreia em maio deste ano, a coreografia “Rostos de Janus” segue em temporada com circulação em vários locais no estado de São Paulo. O projeto foi contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024  —  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

 

Vivência plena e real

O Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança (SPED) é uma iniciativa que oferece aos estudantes uma diferenciada imersão no ambiente profissional.

Por meio de audições, jovens bailarinos são selecionados e inseridos em processos coreográficos completos. A proposta faz uma ponte entre a sala de ensaio e o palco, contemplando formação técnica, prática de produção e circulação.

 


Sobre a São Paulo Escola de Dança

É uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.  Tem como objetivo proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, Cursos Livres, Cursos de Extensão Cultural e Oportunidades e Projetos Especiais.

 

Sobre Inês Bogéa

Líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a “Medalha Tarsila do Amaral”, nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de “Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres”, pelo Ministério da Cultura Francês.

 

São Paulo Escola de Dança - Rostos de Janus - Grande ABC Cultural

 


Rostos de Janus/ E assim foi…

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança

Data: 17 de setembro de 2025

Horário: 15 horas

Local: Fábrica de Cultura de Diadema (Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro – Diadema – SP)

Ingresso: gratuito (distribuição de convite a partir das 14h da data de apresentação)