Operação Enganosa expõe falhas no sistema de saúde

Operação Enganosa expõe falhas no sistema de saúde
Com exemplos reais e dramáticos, o documentário Operação Enganosa revela os efeitos colaterais do sistema de Saúde dos Estados Unidos.

Com exemplos reais e dramáticos, o documentário Operação Enganosa revela os efeitos colaterais do sistema de Saúde dos Estados Unidos.

No país, o sistema de saúde é baseado nos seguros privados, já que não existe atendimento médico público.

Apesar dessa dinâmica de baixa participação econômica do governo, também comercializa aquilo que deveria ser um direito básico do cidadão.

A privação é extremamente dolosa à população, visto que muitas vidas foram perdidas graças à falta de suporte governamental na saúde.

Ao todo, a indústria de dispositivos médicos gera anualmente US$ 400 bilhões de lucro ao se aproveitar de legislações ambíguas, encobrimentos corporativos e incentivos fiscais norte-americanos.

Por possuírem vasta influência política e econômica, essas empresas prosperam ao colocar diariamente a vida de pacientes em risco.

Em “Operação Enganosa”, são apresentados alguns desses casos.

Em 2002, por exemplo, a FDA, agência federal norte-americana de alimentos e saúde, aprovou o “Essure”.

Trata-se de um método permanente de contracepção amplamente criticado por seus efeitos colaterais perigosos, como perfurações do útero e doenças autoimunes.

O produto pertence à Bayer e desde 2017 deixou de ser vendido em todos os países do mundo, com exceção dos Estados Unidos.

Além disso, há casos como o do ortopedista que, após uma cirurgia de prótese de quadril feito de cromo e cobalto, acabou com problemas neurológicos.

O fato ocorreu em função da presença desses metais que se separaram do produto e caíram direto em sua corrente sanguínea.

Apesar disso, esses materiais ainda são amplamente utilizados em procedimentos dessa categoria nos Estados Unidos.

Operação Enganosa” busca desempenhar um papel importante para conscientização popular, não apenas a norte-americana, mas de todo mundo.

A mensagem que se tira é que a saúde não deve ser um comércio, mas sim um direito fundamental de qualquer ser humano.

O documentário é uma produção original da Netflix e conta com os cineastas Kirby Dick e Amy Ziering (“The Invisible War” e “The Hunting Ground”).

 

Veja o trailer de Operação Enganosa

 

Coluna Via Streaming, por Kreitlon Pereira