A série Jack Ryan é uma produção da Paramount com a Skydance para a Amazon PrimeVideo.
Ao longo de oito episódios de uma hora cada, Jack Ryan (John Krasinski) é um habilidoso analista da CIA.
O funcionário está acostumado com a vida nos bastidores da organização.
Porém, ao descobrir uma rede de terroristas com pretensões mundiais, ele é obrigado a abandonar seu escritório e tornar-se um agente de campo.
Somente Jack Ryan é capaz de impedir Mousa Bin Suleiman (Ali Suliman), um jihadista sírio, de executar um ataque das mesmas proporções que o de 11 de setembro de 2001.
Para isso, contará com a ajuda de James Green (Wendell Pierce), seu recém-transferido superior que não deposita muita esperança em suas capacidades fora do escritório.
Apesar da série levar o nome de Jack Ryan, o verdadeiro protagonista da história é Suleiman.
Graças aos seus criadores, Carlton Cuse e Graham Roland, a produção procura retratar o terrorista da forma mais humana possível.
Dessa maneira, vão fazer uso de cenas mais pessoais.
Mostram as motivações do sírio e como sua posição radical afeta o relacionamento com sua esposa Hanin (Dina Shihab).
Com isso, aborda os confrontos no Oriente Médio com um caráter mais imparcial.
Nova função para o personagem
Ao longo dos seus 66 anos de vida, o escritor norte-americano Tom Clancy se estabeleceu como uma figura fundamental para o advento dos videogames de espionagem e estratégia militar.
Em 1986, foi um dos fundadores do estúdio Red Storm, no qual lançou as franquias de games “Rainbow Six”, “Ghost Recon” e “Splinter Cell”.
Essas criações foram inspiradas no personagem Jack Ryan, protagonista de seus 17 best-sellers, o agente moralista e patriota da CIA.
Apesar de seu sucesso no gênero literário e na indústria de jogos, todas as suas cinco adaptações para o cinema foram retumbantes fiascos, por mais que tenham contado com nomes como Harrison Ford e Ben Affleck.
Na Amazon PrimeVideo, a série Jack Ryan chega para reverter esse cenário, chega dia 31 de agosto
Veja o trailer de Jack Ryan
Coluna Via Streaming, por Kreitlon Pereira