O sistema de abastecimento de água de Paranapiacaba

Com a sua típica atmosfera bucólica e cenográfica, a Vila de Paranapiacaba tem muitas histórias singulares. Uma delas se passa entre trilhos e nascentes e será o tema da palestra “O sistema de abastecimento de água de Paranapiacaba”, no Auditório Heleny Guariba, em Santo André.
Com programação gratuita e aberta à comunidade, o evento revela como se deu o fabuloso encontro entre natureza e tecnologia em um dos territórios mais emblemáticos do Grande ABC.
Mais do que uma aula de história ao vivo, a atividade ressalta o papel vital que esse complexo hídrico teve tanto na formação da vila como no funcionamento da ferrovia (a construção foi realizada entre 1860-1867), a engenhosidade da operação e sua integração com o meio ambiente.
“Esse trabalho de pesquisa mais recente foi feito com base no sistema de abastecimento da Vila implantado lá atrás pela São Paulo Railway Company e que funciona até hoje. A Mônica Nunes, arquiteta do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artistíco, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), desenvolveu a pesquisa juntamente com um grupo multidisciplinar de especialistas. É um tema muito relevante, atuamos muito em Paranapiacaba, onde o Comdephaapasa concentra diversas ações”, detalhou Vilma Rosa Ramos, gerente do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.
O conteúdo explicativo e fotográfico da palestra traz um compilado do estudo que envolveu pesquisa bibliográfica, gravação de entrevistas (com funcionários e ex-funcionários do Semasa e da Sabesp, moradores e pessoas conhecedoras do tema), localização dos reservatórios com uso de mapas antigos e atuais, vistorias técnicas e registros fotográficos e elaboração de novos mapas.
A apresentação seguida de roda de conversa será conduzida por Mônica Nunes (arquiteta e urbanista), Beto Garavello (fotógrafo), Mauricio Tintori (Historiador), Leandro Wada Simone (biólogo), Ingo Grantsau (biólogo) e Newton Gonçalves (geógrafo).
“Para esse evento, também teremos um convidado especial, o Elias Pereira da Silva, ex-morador da Vila, ferroviário e estudioso do tema com um acervo particular muito interessante sobre o local e com muita informação para compartilhar”, acrescenta Vilma.
Cinema e memória
Em localização privilegiada na Serra do Mar, a Vila ganhou registros exclusivos e muitos deles inéditos no documentário “As Nascentes de Paranapiacaba e os Ingleses” que será exibido no evento.
“Paranapiacaba é sempre um belo enigma. Fui muito impactante ver o grande número de tanques ou d’águas existentes, muitas em atividades e outras não mais em operação. Descobrir como funcionavam foi espetacular. Outro detalhe muito significativo durante as gravações foi sentir o quanto a natureza é realmente mutável, como a vegetação crescia rapidamente, principalmente, após chuvas, cada dia era um cenário realmente mudado. Lidar com a questão da neblina foi outro desafio. Em uma cena, parece até efeito especial de edição, estava captando imagem com muito sol e, de repente, o nevoeiro chegou forte e virou protagonista da imagem. Foram muitas situações inusitadas e muita história para conhecer nesse valioso e histórico material presente no documentário ”, descreve Ivan Augusto, diretor do filme.
O sistema de abastecimento de água de Paranapiacaba
Data: 28 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André – SP)
Ingresso: gratuito






