12.ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

12.ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

Com 101 filmes na programação, entre curtas e longas-metragens, a Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática socioambiental, chega a sua 12.ª edição.

Na programação estão as tradicionais seções “Panorama Internacional Contemporâneo”, “Competição Latino-americana” e “Concurso Curta Ecofalante” e “Mostra Histórica”.

Questões relacionadas aos povos indígenas e ao racismo estão no enredo de boa parte das produções.

O público terá oportunidade de ver obras premiadas em festivais internacionais ao lado de filmes que farão pré-estreia mundial ou são inéditas no Brasil.

 

Abertura

“Nação Lakota Contra os EUA” será exibido para convidados na noite de abertura. O impactante filme já teve exibições nos festivais de Tribeca, Cleveland e Denver e tem entre seus produtores executivos os atores Marisa Tomei (vencedora do Oscar por “Meu Primo Vinny”, 1992) e Mark Ruffalo, três vezes indicado ao Oscar.

 

 

Conheça algumas produções da programação

 

Cinzas da floresta

Registra uma expedição com o ativista Mundano feita pela Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. O objetivo era produzir uma cartela em tons de cinza a partir do carvão e de restos de árvores e de animais carbonizado.

 

Mostra Ecofalante de Cinema 2023 - Grande ABC Cultural
“Cinzas da Floresta”

 

Escute, a terra foi rasgada

Retrata o acampamento “Luta pela Vida”, em Brasília, no qual lideranças dos povos Mebêngôkre (Kayapó), Munduruku e Yanomami se uniram para escrever uma carta-manifesto em repúdio à atividade garimpeira.

 

Mostra Ecofalante de Cinema 2023 - Grande ABC Cultural
“Escute, a terra foi rasgada”

 

O sonho americano e outros contos de fadas

Esta produção inédita da sobrinha-neta de Walt Disney, que é documentarista e ativista social, aborda a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos, usando o legado de sua família como um estudo de caso.

 

 

A invenção do outro

Integrado ao drama dos índios, uma personalidade marcante desponta na tela: o indigenista Bruno Pereira, símbolo da preservação do meio ambiente, assassinado ao lado do jornalista Dom Phillips.

 

 

A apropriação

No novo documentário da diretora Gabriela Cowperthwaite, um jornalista investigativo descobre a verdade por trás do dinheiro, da influência e da lógica que envolvem os esforços secretos para controlar os recursos mais vitais do planeta — comida e água.

 

Amor e luta em tempos de capitalismo

O documentário inédito apresenta o casal midiático formado pelos sociólogos Monique Pinçon-Charlot e Michel Pinçon, conhecido por suas pesquisas de mais de cinco décadas sobre os “ultra-ricos”.

 

 

O último refúgio

Premiado no festival dinamarquês CPH:DOX, o filme registra um abrigo temporário de migrantes na África

 

 

Uma raridade nas telas

O documentário “I Heard It through the Grapevine” (1981), de Dick Fontaine, foi recentemente redescoberto e exibido no Festival de Berlim deste ano. O filme acompanha o aclamado escritor crítico do “sonho americano” James Baldwin (1924-1987) quando ele revista locais históricos e emblemáticos para a luta do povo negro americano e faz um balanço dos movimentos contra o racismo e injustiças cometidas.

 


12ª Mostra Ecofalante de Cinema

Confira a programação completa aqui

Data: 1 a 14 de junho

Local: 25 salas de São Paulo:

Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Rua Augusta 1475, Consolação – São Paulo – SP)

Circuito Spcine Lima Barreto – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo -SP)

Circuito Spcine Olido – Centro Cultural Olido – (Av. São João 473, Centro – São Paulo – SP)

Circuito Spcine Roberto Santos (Rua Cisplatina 505, Ipiranga – São Paulo – SP)

Unidades do Centro Educacional Unificado – CEU, Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais

Ingresso: grátis


Voltar para a Home