CONTRASSENSO | Damiana Rosa e Alexandre Barasino lançam livro

Como dar vazão a um sentimento atordoado resultante de um período de incertezas, de dor, de perdas, de distanciamento forçado das pessoas? Deixando que a arte se encarregasse de fazer as devidas traduções da terrível situação, a escritora Damiana Rosa e o artista plástico Alexandre Barasino transportaram para o livro “Contrassenso” suas emoções e reflexões surgidas no período da pandemia do coronavírus.
Isolados em sua residência, em São Bernardo do Campo, o casal decidiu expressar todo o sentimento de impotência diante das ações (ou falta delas) tomadas pelo governo perante a maior crise sanitária vista pelas gerações vivas.
“No começo da pandemia tinha essa discussão ‘será que isso está acontecendo para a humanidade se enxergar e ver que nós temos que trabalhar coletivamente, olhar para o outro?’ Só que nós percebemos que não foi isso o que aconteceu, e isso foi se transformando numa angústia que não cabia mais dentro da gente”, relembra Damiana.
“E agora, o que a gente vai fazer com tudo isso?”, era a pergunta que os dois artistas se faziam diariamente.
Foi nesse momento que ela começou a escrever e ele a desenhar.
Para a publicação, Damiana preparou 21 poesias e Alexandre ficou responsável pela produção estética, fazendo 21 colagens reutilizando papéis em cada uma das obras para representar a resiliência humana.
As ilustrações foram feitas a partir de técnicas mistas de
colagem e ilustração e acompanham os poemas em uma paleta de cores escura.
No trabalho em conjunto, um retroalimentou a obra do outro.
Contrassenso – Damiana Rosa e Alexandre Barasino
Campanha para a publicação do livro
Para que “Contrassenso” seja lançado, os autores em parceria com o ateliê de livros a_teia de histórias iniciaram a campanha para arrecadação de recursos.
Para colaborar com a obra e com essa corajosa manifestação artística acesse o projeto no catarse.me/contrassenso.
As contribuições têm valor inicial de R$15,00.