ORI | Sesc São Caetano destaca obra de Ramo Negro
Por meio do projeto “Pelas Beiradas”, o Sesc São Caetano abre espaço em sua fachada para os trabalhos de artistas emergentes. A exposição “Ori” do artista plástico mauaense Ramo Negro é a primeira atividade da programação.
“’Orí’ é um exercício de solitude em meio à distopia. Um vislumbre da cabeça que cria, tecendo redes de afeto, neurais, cognitivas e narrativas. Redes que gingam com elegância por territórios urbanos e rurais. ‘Orí’ é um horizonte que reside na margem, propondo novos centros, discutindo a urbe na fresta do censo e dissenso”, define Ramo Negro.
O trabalho foi desenvolvido em caráter de Site Specific, ou seja, uma obra elaborada especialmente para as necessidades, potenciais e vulnerabilidades do espaço anfitrião, construindo, assim, um diálogo temporário com o espaço do Sesc São Caetano, seu território e seu público e propondo uma nova forma de deslocamento e um novo trânsito no espaço com múltiplas camadas simbólicas e interação.
A mostra reúne obras em diversas técnicas e suportes entre pinturas, esculturas e instalações.
“Meu trabalho lida com técnicas e materiais comuns à construção civil. Ao longo da pandemia incorporei a cerâmica e o entalhe em madeira como novas possibilidades, buscando ao mesmo tempo uma conexão mais profunda com o legado dos meus mais velhos, especialistas no ato de criar, gestar o que chamamos de “LAR” e a própria terra. Nesta exposição, especificamente pensada para o Sesc São Caetano, meu desafio foi entender como esse trabalho poderia entrar no meio digital e criar relações de afeto e empatia com o público da unidade”,
Para Lorraine Mendes, curadora da mostra, os significados de Orí atravessaram o tempo e os cruzamentos culturais que marcam o nosso chão. A exposição guarda o lugar do sentido e da busca de Ramo a partir de sua consciência de ser, também herdeiro e parte de um longo caminho que, nesse sentido, é construir e constituir o indivíduo sem o desassociar das relações com o que o cerca: perceber e ser fiel a si, entendendo-se como parte do todo.
Pelas Beiradas
A essência do projeto é caminhar pelas beiradas do grande circuito de artes visuais do Estado de São Paulo e abrir espaço para artistas com propostas que dialoguem com o contexto programático do Sesc São Caetano.
A atividade ainda contempla ações educativas com temas como antirracismo, inclusão X exclusão e outros possíveis diálogos que se tornaram recorrentes no cotidiano, trazendo questões e debates da contemporaneidade e a construção de imagens estéticas do nosso
tempo.
Exposição Ori
Ramo Negro
Data: até 31 de maio de 2022 – Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Para as ações educativas é preciso fazer a inscrição previamente pois as vagas são limitadas
Local: Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul – SP)
Ingresso: grátis
Informações: (11) 4223-8800