ZONAS DE SOMBRA

ZONAS DE SOMBRA

Com os holofotes voltados para as demandas ambientais, a exposição “Zonas de Sombra” está em cartaz na Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo.

A mostra tem curadoria tripla, sendo que cada curador ficou responsável por um grupo de três artistas.

“Zonas da Sombra” oferece acessibilidade para pessoas com deficiência visual por meio de recursos de audiodescrição das obras.

 

Curadoria Allan Yzumizawa

Jeff Barbato

Cria relações a partir das cicatrizes em seu corpo e as demarcações de territórios, rios, estradas, a linha férrea, ou seja, tecnologias consideradas grandes fissuras do ponto de vista do artista, que podem unir ou separar determinado fragmento de terra.

 

Marília Scarabello

A relação com a terra e a exploração é uma temática abordada pela artista. Sua obra apresenta o extrativismo e especulação imobiliária em detrimento ao cultivo do solo.

 

Nathalia Favaro

Em um de seus trabalhos, a artista desenha utilizando cinzas dos biomas brasileiros da Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.

 

Curadoria Horrana de Kássia Santoz

Gustavo Prata

Utiliza materiais industriais e impressos carregados de informação visual para reconfigurá-los e lhes conceder corpos metafóricos.

 

Juliana Brandão

Aborda a reconexão do ser humano com a natureza, seu ciclo de vida e de morte e propõe uma interação sutil resultante do movimento de quem se aproxima de seus trabalhos.

 

Licida Vidal

Traz estruturas construídas a partir de tecidos embebidos em argila e instaladas em formato de bolsa.

 

Exposição Zonas de Sombra - Grande ABC Cultural
Instalação de Licida Vidal

 

Curadoria de Jurandy Valença

Aline Moreno

Por meio de pinturas e colagens criadas a partir de imagens de satélite, reflete sobre montanhas simbólicas que compõem o imaginário de paisagem e horizontalidade.

 

Elton Hipólito

Por meio de pinturas de patrimônios destruídos, escorados por caibros, o artista faz paralelos sobre o contínuo abandono dos bens nacionais e sobre as relações de pertencimento e identidade nacional.

 

Gina Dinucci

Seus trabalhos envolvem reflexões sobre memória, relações humanas, dinâmicas urbanas e situações políticas.

 


Zonas de Sombra

Data: até 11 de agosto de 2023 – terças, das 9h às 20h; quartas às sextas, das 9h às 17h. O espaço abre no último sábado de cada mês.

Local: Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – SP)

Ingresso: grátis

Informações: zonasdesombra@gmail.com

 


Confira mais conteúdo do Grande ABC Cultural

Youtube

Facebook

Instagram

Telegram

Fale com a Redação


Voltar para a Home