SP Food Film Festival serve banquete para olhos e paladar

SP Food Film Festival serve banquete para olhos e paladar

A primeira edição do São Paulo Food Film Festival começa em altíssimo estilo unindo na dose certa cinema e gastronomia.

O evento irá exibir mais de 40 filmes de 15 países que incluem clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares.

Os filmes serão exibidos de forma híbrida e gratuita, com debates e degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais.

 

Escolha da data

O São Paulo Food Film Festival acontece em outubro, data que marca o Mês da Alimentação.

A celebração foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

“Nosso propósito é trazer, apor meio do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, detalha Daniela Guariba.

“Um Festival para comer com os olhos e também alimentar a alma. Afinal, comida é cultura”, completa André Henrique Graziano, idealizador do evento.

 

A festa do cinema e da gastronomia

O evento comemora os 35 anos o longa-metragem “A Festa de Babette”, baseado na obra de Isak Dinesen, vencedor do Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”, em 1988.

 

Filme a Festa de Babette - Grande ABC Cultural

 

No giro pelas produções internacionais, a programação também inclui a comédia cult japonesa “Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete”, de Jûzô Itami, o drama marroquino “Adam”, de Maryam Touzani, entre outros.

O festival exibirá obras que falam da produção de alimentos e bebidas como “Os Cervejeiros da Vez”, de Aaron Hosé,  “Brewmance: Amor pela Cerveja”, de Christo Brock,  “Os Caçadores de Trufas”, de Michael Dweck e  Gregory Kershaw, “O Nascimento do Saquê”, de Erik Shirai, “Pão: O Milagre de Cada Dia”, de Harald Friedl.

 

Na seleção nacional, o São Paulo Food Film Festival traz duas estreias: o documentário “Antes do Prato”, de Carol Quintanilha, uma realização do Greenpeace Brasil, e “A Terra e o Prato”, de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles.

Entre as produções brasileiras também estão títulos como “Estômago” e “A Grande Ceia Quilombola”.

 

 

São Paulo Food Film Festival

Programação completa

Ciclos de debate

Os idealizadores do festival também apostam em alguns títulos com temas controversos que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão.

A fome que voltou a assolar o Brasil é um dele. A lamentável situação é vivida por 33,1 milhões de pessoas (dados do 2.º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil de 2022).

Os filmes “Agricultura Tamanho Família”; “À Procura de Mulheres Chefs” (The Goddesses of Food); “Quentura”, “A Grande Ceia Quilombola”; “Uma História de Desperdício” (Wasted! A Story of Food Waste) e “Cooperativa Park Slope” (Food Coop) serão exibidos online e sucedidos de mesas com convidados para debates de temas relevantes como Agricultura e Fome, Gênero na Cozinha, Comida Ancestral, Produção e Desperdício, Consumo Consciente e Economia Solidária.

 

Oficinas para o público infantil

A garotada vai colocar a mão na massa e a entender como funcionam animações em stop motion

 


São Paulo Food Film Festival

Data: de 6 a 12 de outubro de 2022

Programação

Exibições presenciais

Local: Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo – SP) e Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 –  Vila Clementino – São Paulo – SP)

Exibições online: Petra Belas Artes

Ingresso: grátis


Voltar para a Home