The Alienist revela os terrores da mente
A série The Alienist é baseada no famoso romance policial de mesmo nome de Caleb Carr.
Os dez episódios da primeira temporada, disponíveis na Netflix, têm por volta de uma hora de duração cada.
O elenco conta com nomes conhecidos na indústria cinematográfica, como Luke Evans (John Moore), Dakota Fanning (Sara Howard) e Daniel Brühl (Laszlo Kreizler).
A história tem como pano de fundo a caótica Nova York do final do Século XIX, mais especificamente em 1896.
A produção acompanha a trajetória do Dr. Laszlo Kreizler, um brilhante alienista (profissional de medicina que, nos dias atuais, é chamado de psiquiatra).
Em uma época onde o tratamento e a pesquisa de doenças mentais eram uma novidade controversa, o protagonista é um sujeito de personalidade forte e obcecado por seu trabalho.
Essas características acabam por excluí-lo de alguns círculos da sociedade da época.
O desenrolar da trama ocorre quando a cidade é assolada por uma série de assassinatos de meninos de programa.
As mortes brutais eram sempre parecidas, como se o assassino seguisse algum tipo de ritual, o que aterrorizava a parte mais pobre da população.
Para resolver esse mistério, o comissário de polícia Theodore Roosevelt convoca o Dr. Laszlo Kreizler.
Ele procura desvendar os mistérios da psique humana e o que leva um homem a se tornar um assassino, para conduzir as investigações em segredo.
A equipe do alienista é composta pelo melancólico ilustrador de jornal John Moore, que procura sentido para o seu trabalho após a morte de uma ex-amante, e pela ambiciosa Sara Howard, secretária de Roosevelt determinada a se tornar a primeira mulher a fazer parte da equipe de detetives policiais de Nova York.
O grupo combina seus incipientes conhecimentos de psicologia às primitivas técnicas forenses da época para investigar um dos primeiros assassinos em série da cidade que, anos depois, receberia o apelido de “Big Apple”.
Veja o trailer de The Alienist
Coluna Via Streaming, por Kreitlon Pereira