ALGUM LUGAR ESPECIAL | A triste busca por família adotiva

ALGUM LUGAR ESPECIAL | A triste busca por família adotiva

James Norton e pequeno Daniel Lamont são as estrelas do drama italiano “Algum lugar especial” (Nowhere special).

No longa-metragem dirigido por Uberto Pasolini, um pai precisa com urgência cuidar do futuro do filho.

O comovente filme acompanha a difícil tarefa que John, de 35 anos, tem pela frente ao descobrir que tem poucos meses de vida.

No escasso tempo que lhe resta, ele precisa encontrar uma família adotiva para criar Michael, seu filho de apenas três anos.

A mãe biológica do menino abandonou os dois e não há informações reais de seu paradeiro.

Em cada visita a casais que possam adotar a criança, a angústia aumenta, tanto porque a despedida está cada vez mais próxima quanto pelo perfil nem sempre adequado das famílias cadastradas.

A relação tão forte entre pai e filho e a dura circunstância em que se encontram, com certeza, faz a gente querer trazer o pequeno Michael para casa e tranquilizar John.

 

Filme Algum Lugar Especial - Grande ABC Cultural

 

O filme “Algum lugar especial” recebeu premiações no Festival Internacional de Cinema de Varsóvia e no Festival Internacional de Valladollid – Seminci 2020.

O cineasta Uberto Passolini destaca a concepção e os desafios que envolveram a direção e o roteiro do longa-metragem.

“Eu quis fazer este filme desde o momento em que li sobre o caso de um pai com uma doença terminal, que tentava encontrar uma nova família para seu filho pequeno antes de morrer. Embora a situação em que os personagens principais se encontram seja muito dramática, a decisão no nível do roteiro foi abordar a história de uma forma muito sutil e “tranquila”, o mais longe possível do melodrama e do sentimentalismo, como em um filme de Yasujirō Ozu, ou, mais recentemente, a obra de Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Essa abordagem se refletiu no estilo de produção do filme que adotamos, direto e livre de floreios estilísticos que nos distraíam. O trabalho de câmera de Marius Panduru foi projetado para ser fluido e discreto, quando apropriado, mesmo refletindo o ponto de vista da criança.
O principal desafio da direção do filme foi trabalhar com uma criança muito pequena e criar uma relação pai-filho crível e comovente diante das câmeras. Felizmente, no jovem Daniel Lamont, então com quatro anos, temos um ator natural extraordinariamente consciente e sensível, e, em James Norton, um ator muito generoso, que ficou feliz em dedicar longos dias para criar uma conexão com o menino bem antes das filmagens, e apoiar e guiar Daniel durante o que para qualquer criança teria sido uma experiência intensa e, às vezes, desconcertante”.

 

Filme Algum Lugar Especial - Grande ABC Cultural

 

Sinopse

Inspirado em eventos reais, este filme narra a história de John, um limpador de vidros de 35 anos, que dedicou sua vida a criar seu filho, depois que a mãe da criança os deixou logo após o parto.

Quando John descobre ter apenas alguns meses de vida, ele tenta encontrar uma nova família que seja perfeita para seu filho de três anos, determinado a protegê-lo da terrível realidade da situação.

 

Elenco

James Norton, Daniel Lamont, Eileen O’Higgins, Valerie O’Connor, Valene Kane, Keith McErlean, Sean Sloan, Siobhan McSweeney

 

Ficha técnica

Direção e Roteiro: Uberto Pasolini (diretor de “Uma Vida Comum” e produtor da comédia vencedora do Oscar “Ou Tudo ou Nada”).

Produtores: Roberto Sessa e Cristian Nicolescu

Distribuição: A2 Filmes

 

Filme Algum Lugar Especial - Grande ABC Cultural


Algum lugar especial (Nowhere Special)

Data: estreia nos cinemas de São Paulo, Rio de janeiro e Porto Alegre em 17 de junho de 2021

 


Voltar para a Home