Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

As atividades do Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC acontecem de 13 a 22 de abril.

Promovido pelo Sesc São Paulo, a 10.ª edição do evento tem atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes.

Além do Grande ABC, o circuito passará por cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

No total, são 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações.

Todas as apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.

 

Programação Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Todo evento acontece entre 16h e 21h30 e não possui ordem ou sequência pré-definida para a realização das atividades.

 

Ribeirão Pires

13 de abril de 2018 (sexta-feira) – das 16h às 21h30

Praça Vila do Doce

 

Caramba, Carimbo!, com Editora Lote 42

O público é convidado a montar um livro manualmente.

Com o uso da criatividade o conteúdo é feito a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira.

 

Redaria

A instalação é formada por redes em macramê criadas pela artista pernambucana Ju Bernardo.

O público é convidado a brincar e interagir com a construção das redes de fios coloridos.

 

Biblioteca na Praça, com Muda Práticas Culturais e Educativas

A biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, oferece uma seleção de livros.

O público poderá fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

 

Realidade Virtual, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias.

Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

 

Festim

A Cia. Soma faz uma mistura de danças brasileiras tradicionais, como o frevo, a caboclinha e a capoeira, com referências mais contemporâneas.

O resultado é um espetáculo com coreografias bem-humoradas e festivas, baseadas na pesquisa de manifestações populares que as bailarinas Maria Eugenia e Marina Abib realizam desde 2008.

 

Uma Irremediável Escolha

Nesta comédia de rua, o grupo paulista Desembargadores do Furgão mistura elementos populares brasileiros com máscaras e a música de Bali (Indonésia) para contar a história de um grande engano cometido por uma trupe de artistas.

Os atores fazem um jogo com acrobacias, mágica e elementos do Topeng, uma dança balinesa que utiliza as máscaras como parte essencial do teatro.

 

O Cubo na Roda, Dupla GomesNinow

Acompanhados por seu mico-leão azulado de pelúcia, Senhorita Ninow e Mister Gomes fazem um show de equilíbrio, manipulação de formas e muita comédia.

Enquanto ele mostra sua habilidade com um cubo de alumínio, ela convida a plateia para participar ativamente do espetáculo.

 

Trio Sinhá Flor

Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fro´is e Talita del Collado marcam seu nome no universo do forró.

O Trio Sinhá Flor comemora dez anos com foco nos arranjos vocais das três integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

 

Diadema

13 de abril de 2018 (sexta-feira) – das 16h às 21h30

Praça Lauro Michels


Il Grande Circo, com Circo Puntino (Itália)

Gregório é o galã e Katyusha é a estrela neste espetáculo italiano com toques poéticos e cômicos.

Os artistas usam a roda alemã e a girafa, um tipo de monociclo, em números de dança acrobacias, malabarismo, manipulações e equilibrismo.

 

Arrastão, com Cia. Etra de Dança Contemporânea

A partir de um trabalho de pesquisa sobre o corpo, seus fluxos de movimento individuais e coletivos, o grupo paulista apresenta uma intervenção interativa.

As ações dos bailarinos ocupam todo o espaço com liberdade.

 

Six Rockstrings

Seis músicos profissionais eruditos se uniram em nome do rock’n’roll e formaram uma banda com dois violinos, duas violas e dois violoncelos.

O sexteto de cordas vem pesquisando sonoridades e desenvolve efeitos musicais como uma banda de rock de instrumentos tradicionais.

No repertório, estão músicas de Deep Purple, Led Zeppelin, Nirvana e AC/DC.

 

CinePiano

Como acontecia no início do século XX, o compositor e pianista Tony Berchmans acompanha a exibição de clássicos do cinema mudo enquanto executa a trilha musical.

Porém, no lugar das músicas originais, ele improvisa ao vivo, sempre em sincronia com os filmes e criando um novo jeito para ajudar a narrar cada história.

 

Poemas Passageiros, com Zebra5

Palavras em grandes proporções são dispostas no chão para compor textos poéticos.

Neste jogo-poema, o público é convidado a rearranjar as palavras da forma que quiser, para desconstruir os textos originais e, em seguida, exercitar sua criatividade para formar seus novos poemas.

 

Palavra + Imagem, com Cia. Alcina da Palavra

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Arte de Rua em Lambe-lambe

Os artistas Pedro Caboatan, Roni Evangelista e Alberto Pereira vão apresentar o universo do lambe-lambe, uma técnica de arte de rua que utiliza o papel colado em muros, postes e outros locais como sua principal expressão.

Os participantes são convidados a conhecer e produzir três técnicas distintas, com lambe-lambe feito à mão, com estêncil e de forma digital.

 

Mauá

20 de abril de 2018 (sábado) – das 16h às 21h30

Praça 22 de Novembro

 

São Caetano do Sul

22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Av. Presidente Kennedy – Rua de Lazer

 

Tradicional Pocket Show, com Circo Le Chapeau

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional.

Assim, pode presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e a até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca.

 

Iniciação ao Malabarismo, com Circo Le Chapeau

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar.

Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

 

Fandango a Céu Aberto, com Cia. Oito Nova Dança

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná.

Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva.

 

Fanfarra Black Clube

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas.

O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, com músicas de Pharrell e Daft Punk.

 

DJ Barata

Em seu repertório, o DJ baiano Lucas Barata passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 1970.

Revisita o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat.

Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

 

Plante Poema, com Projeto Matilha e Roça da Rua

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca;

Precisa escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento.

Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

 

Tricô de Braço e Tear Alternativo

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos.

A confecção é feita com as mãos e dedos, construindo inúmeros tipos de nós.

Na oficina com Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 

Rio Grande da Serra

22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Parque dos Ipês

 

Kinematos, com manoAmano

Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público.

A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.

 

Cada Qual no Seu Barril, com Cia. da Revista

Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado.

Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia.

 

Mané Boneco, com Grupo Zumb.boys

A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste;

São feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões.

Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público.

 

Emblues Beer Band

O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira.

 

Bruxinhas de Pano

Oficina para construção e customização de bonecos de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste.

A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações.

 

Palavra + Imagem, com Instituto Clio

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

 

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

 


Circuito Sesc de Artes 2018 no Grande ABC

Ribeirão Pires – 13 de abril de 2018 (sexta-feira)das 16h às 21h30

Praça Vila do Doce

Diadema – 13 de abril de 2018 (sexta-feira)das 16h às 21h30

Praça Lauro Michels (Avenida Antonio Piranga x Rua Amélia Eugênia)

Mauá – 20 de abril de 2018 (sábado) – das 16h às 21h30

Praça 22 de Novembro (Av. Barão de Mauá, s/n – Centro)

São Caetano do Sul – 22 de abril de 2018 (domingo) – das 16h às 21h30

Av. Presidente Kennedy – Rua de Lazer

Rio Grande da Serra – 22 de abril de 2018 (domingo)das 16h às 21h30

Parque dos Ipês (Av. São Paulo, s/n.º – Bairro Santa Tereza)

Ingresso: grátis

Classificação: livre

 


Capa: Il Grand Circo – Foto: Nicolo Tuppo